Tarde Platina
SAÚDE: 6 dicas para cuidar bem do seu implante dentário
Divulgação/Reprodução

 

Os implantes dentários e as próteses instaladas sobre implantes ajudam a recuperar a função mastigatória e a estética do sorriso.

Porém, quando não recebem os cuidados adequados, podem sofrer danos, prejudicando a adaptação e a estabilidade dessas próteses.

É claro que, para além dos cuidados, muitos fatores estão envolvidos na longevidade dos implantes dentários.

Qualidade do osso onde foi realizada a implantação, boa higiene e boa distribuição das forças da mastigação são
alguns aspectos que podem interferir no desempenho de um implante dentário.

Pensando nisso, listamos 6 dicas indispensáveis para você cuidar bem do seu implante dentário e, com isso, aumentar sua durabilidade e prevenir sua perda.

 

  1. Faça uma boa higiene bucal

 

A formação de placa bacteriana funciona da mesma forma em implantes e dentes naturais, por isso uma boa higienização deve fazer parte dos seus hábitos diários. Para a correta limpeza das próteses sobre implantes, você não pode deixar de usar:

escovas macias: não traumatizam a gengiva e, por isso, conseguem remover os resíduos que se acumulam próximo a ela.

fio dental: responsável por remover resíduos que ficam entre os dentes e que poderiam causar inflamação em torno dos implantes, onde as escovas não alcançam.

escovas interdentais: também removem a placa bacteriana que se acumula entre os dentes. Indicamos utilizar essa escova antes do fio dental, pois, dessa forma, retiramos primeiramente a maior parte dos resíduos, e o fio dental faz a limpeza mais “fina”, completando a higienização. 

               

      2. Visite periodicamente seu dentista

 

A indicação é fazer uma visita ao dentista a cada 6 meses para uma avaliação geral. Durante essa consulta, o profissional irá verificar se há sobrecarga no implante, inflamação na gengiva ao redor e se a higienização está sendo realizada de forma adequada.

 

 

  1. Faça profilaxia pelo menos 1 vez ao ano

 

Além da profilaxia semestral, alguns tipos de próteses sobre implantes precisam de uma limpeza especial, que deve ser feita no mínimo uma vez por ano. Nessa limpeza o dentista remove a prótese e realiza a limpeza diretamente sobre o implante. 

 

  1. Controle seu bruxismo

 

Caso você tenha hábitos de apertar ou ranger os dentes, é necessário um acompanhamento específico e, principalmente, o uso de placas miorrelaxantes de uso noturno. Dessa forma, evitamos e controlamos essa sobrecarga na região dos implantes, o que poderia causar perdas ósseas gradativas ao seu redor.

 

 

  1. Evite o cigarro

 

Sem dúvidas, o cigarro é um grande vilão das próteses dentárias. Os fumantes têm mais chances de acumular tártaro e de reabsorver tecido ósseo. Como resultado, a fixação do implante fica prejudicada, o que pode gerar uma perda do mesmo.

 

  1. Não abra objetos com os dentes

 

Os implantes são conhecidos por serem fortes e resistentes. Entretanto, isso não quer dizer que você deva abrir objetos com eles! A força inserida nesse hábito é muito prejudicial à fixação da prótese. Com o tempo, ela poderá perder a sua sustentação.

 

Dra. Maria Carolina Gombi
Cirurgiã-dentista CRO-MG 38.696
Graduação e Especialização pela USP/Ribeirão Preto – SP
Atua na área de Reabilitação Oral, Implantes e Estética desde 2005

 

Leia também
Economia

Empresas em programa de redução de jornada discutem alternativas para pagar 13º

Érika Machado é diretora de uma empresa que faz restauração de superfícies metálicas, com uma média de 16 …

Há 5 dias atrás - 65
Racismo

Caso João Alberto: Não há nada que possa justificar tamanha violência, diz delegada

A delegada responsável pela investigação do homicídio de João Alberto Silveira Freitas, homem negro assassinado na quinta-feira, 19, ao …

Há 1 semana atrás - 68
Covid-19

Minas Gerais se aproxima das 10 mil mortes de Covid-19

Minas Gerais registrou 2.424 novos casos de Covid-19 em 24h. Também foram 44 mortes confirmadas no período, de …

Há 1 semana atrás - 75