Programação Musical
Teste do Pezinho deverá ampliar a cobertura
Divulgação/Reprodução

O Plenário do Senado aprovou, nesta quinta-feira (29), o Projeto de Lei (PL) 5.043/2020, que amplia o número de doenças rastreadas pelo teste do pezinho aplicado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Esse teste é feito a partir da coleta de gotas de sangue dos pés dos recém-nascidos. Para determinar a ampliação, o projeto, que teve origem na Câmara dos Deputados, altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990).

O parecer do senador Jorge Kajuru (Podemos-GO), que foi o relator da matéria no Senado, foi favorável ao texto que já havia sido aprovado pelos deputados federais — Kajuru rejeitou as seis emendas apresentadas no Senado. Dessa forma, o projeto será enviado à sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Atualmente, o teste do pezinho realizado pelo SUS engloba seis doenças. São elas: o hipotireoidismo congênito; a fenilcetonúria; a anemia falciforme; a fibrose cística (também conhecida como mucoviscidose); a hiperplasia adrenal congênita; e deficiência de biotinidase.

Com a mudança prevista no projeto, o exame passará a alcançar 14 grupos de doenças, medida que será implementada de forma escalonada, em prazo a ser regulamentado pelo Ministério da Saúde. A ampliação do teste deverá entrar em vigor 365 dias após a publicação da lei originada pelo projeto. Fonte: Agência Senado.

#senado, #projetodelei, #testedopezinho

Leia também
VITIMA ATENDIDA PELO CORPO DE BOMBEIROS

Após cair em boca de lobo mulher é resgatada pelos Bombeiros

Confira este atendimento realizado pela guarnição do Corpo de Bombeiros Militar de Ituiutaba, ocorrida na noite deste domingo …

Há 1 dia atrás - 45
NOVA ETAPA PARA GRUPO DA VACINA CONTRA GRIPE

Segunda etapa da vacinação contra influenza começa na próxima semana

A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe influenza começa na terça-feira (11) e prossegue até o dia …

Há 4 dias atrás - 58
PRAZO ESGOTANDO PARA PRESTAR CONTAS AO LEÃO

14 milhões de pessoas ainda não enviaram a declaração do IPRF

A três semanas do fim do prazo, quase metade dos contribuintes ainda não acertou as contas com o …

Há 4 dias atrás - 72